segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Dias no hospital

Semana retrasada meu pai teve alta do hospital na quinta-feira, dia 30 de janeiro. Fomos para casa, e ele estava bem melhor. Animado, bem lúcido, fazendo coisas em casa, ate exagerando. Ficou muito bem até terça passada, quando ele acordou com muito sono.

Dia 4 de fevereiro ele teve consulta com o oncologista, que achou ele bem melhor, mas pediu que tomasse soro, e fosse para casa. Assim que chegamos em casa percebi que meu pai estava estranho, falando frases sem nexo, se movimentando bem devagar. Achei melhor esperar o dia seguinte para ver se nao era algo do momento. Durante a noite ele acordou de 1 em 1 hora, falando frases completamente sem sentido, falando com seu irmao, irma, mae, pessoas que nao estavam ai. Assim que amanheceu, liguei no hospital, e o oncologista pediu que fossemos para la, meu pai seria internado de novo.

E estamos ainda aqui, 5 noites já. Nos dois primeiros dias meu pai estava bem confuso, dormindo bastante, falando coisas completamente sem sentido. Na sexta ele melhorou um pouco, ja estava reconhecendo todo mundo. Eu passei tres noites seguidas no hospital. Nem foi tao ruim. Consegui dormir a noite, a poltrona em que durmo é bem comfortavel. Mas no ultimo dia comecei sim a sentir uma exaustão. No sabado meu irmao veio para passar a noite, e meu pai estava melhor. Levantou com ajuda, foi ao banheiro, tomou banho fora do leito, etc.

Minhas super amigas Katia e Luiza vieram no sabado ver meu pai e deram carona pro meu irmao. Foi bom que relaxei um pouco, a gente saiu para comer, conversamos, consegui ate esquecer o hospital.

Ontem, domingo, meu irmao voltou pra Sao Paulo, e eu estou aqui de volta.

Tem ficado mais dificil. Na noite em que meu irmao dormiu aqui, meu pai nao conseguiu dormir. Acho que ele teve uma crise de ansiedade. Ontem ele teve um pouco tambem, mas chegou a dormir. Meu pai sempre foi muito ansioso e falante. Ele voltou a ficar bem confuso, fala o tempo todo com minha avó, a mae dele. Agora mesmo ficou repetindo e repetindo que era para minha vó "tomar a do Valter para nao estragar". Quase tudo que ele fala sao coisas de preocupacao, horario de remedio, dinheiro para comprar, pergunta se meu avô comeu, mas tudo fora de nexo. É dificil, porque alem de ver meu pai nesta situação, ele praticamente fala o tempo todo, e espera a resposta. As vezes nao entendo, e ele fica bem impaciente. Agora pouco ele estava querendo sair da cama, pedindo para eu colocar o rosto para cima. Mas quando eu tentei mexer a cabeça dele, ele disse que nao era aquilo, era para colocar o meu rosto. Ou seja, nao tem sentido nenhum.

Ontem ele ficou repetindo que hoje a vida dele ia ficar, que hoje ele ia embora. Hoje ele me disse que era o dia de ele ir embora. Perguntei pra onde ele iria, ele disse que iria para bem longe. Fiquei preocupada de ele estar sentindo alguma coisa, nao sei. Mas perguntei quem morava nesse lugar, ele disse que eu morava, e que a mae dele morava tambem. Ele esta muito querendo ter alta. Hoje rapidinho reconheceu o medico, e ja foi pedindo para ter alta.

O medico disse que os exames de sangue melhoraram um pouco (estavam muito ruins semana passada, tudo, plaquetas, defesas, etc). Mas parece que ele nao esta conseguindo comer o suficiente, e o que come o corpo tem dificuldade de reter nutrientes. Estao pensando em entrar com uma sonda para alimentar, talvez amanhã.

Eu estou sem saber muito bem o que esta acontecendo, sem saber o que pode acontecer. Acho que ninguem sabe. Os medicos estao tentando fortalece-lo com sangue, plaquetas, suplementos, e agora esta sonda.

É muito dificil entrar numa luta que voce ja sabe que perdeu.

Estou tentando fazer o que posso para me sentir bem, para sentir que fiz o que pude. Eu que sou uma pessoa de poucos abraços e beijos, mas tenho tentado dar o maximo de carinho. Eu passei muito tempo longe, ate poderia me sentir mal, mas nao sinto. Sinto mesmo que fiz o que pude. Meu pai mesmo disse para mim e meu irmao, quando estava bem semana passada, pra gente nunca se sentir mal de ter ficado longe.

Cuidar 24 horas por dias tambem nao é facil, mas sei que ter sentimentos ambiguos tambem é normal.  
Meu pai esta falando com a mae dele o dia todo hoje (agora esta pedindo para sua mae amarrar a roupa pra ele, e lavar). Acho estranho que ele nunca fala da minha mae. geralmente pacientes confusos falam de pessoas que morreram e foram importantes, mas ele nao fala. Talvez seja um assunto mais dificil. Ontem de repente ele disse assim: "que vai ser o novo dono das cachorrinhas?". Eu disse que nao tinha novo dono nao, os donos somos nos. Ele disse que estava brincando.

No meio de tanta confusao as vezes ele fala coisas engracadinhas. Ontem eu perguntei se ele estava bem, e ele disse: "Estaria se eu nao estivesse com esta cara de pamonha!". Ontem a noite coloquei umas musicas pra ele, e ele canta uns pedacinhos, Frank Sinatra por exemplo. as vezes ele repete o que a televisao acabou de dizer. As vezes ele escuta um assunto entre eu e a enfermeira e ele comenta alguma coisa, ou pergunta.

Estamos no Hospital Frei Galvao em Guaratingueta. Estou muito satisfeita com o atendimento, as enfermeiras sao muito boas e prestativas. Nutricionista, fono, as mocinhas da limpeza, todo mundo.

Estou com bastante tempo para escrever agora. logo volto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário! Ele será logo publicado.