segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Amar sem Amanhã

Hoje eu sinto que consigo suportar qualquer situação. O maior medo da minha vida aconteceu (as coisas acontecem, não adianta fazermos nada...). Algumas pessoas vivem esse medo mais intensamente que outras, mas o medo existe sempre: perder as pessoas que mais amamos. Perdi minha mãe, e ainda não consigo acreditar.
Não estou chorando o tempo todo. Consigo conversar sobre outras coisas, consigo rir mesmo lembrando dela, lembrando de muitos momentos bons que tivemos na vida, e de como ela sempre foi feliz, falante, animada! A vida vai ser muito diferente e difícil sem ela, como ela é importante! Quando eu me distancio e olho para tudo o que aconteceu com minha família, e vejo como tudo desmoronou em tão pouco tempo, não acredito ainda! Não é possível que ela tenha ficado doente sem dar sinal, não é possível que ela tenha ido embora, não é possível que ainda consigamos viver...Acredito muito que somos mais fortes do que pensamos. Consigo me ver realizando os sonhos que fiz com ela, mesmo que a dor de sua ausência tire a alegria dessas realizações. Em qualquer coisa que faço hoje (e eu e meu irmão só falamos isso), penso no que ela gostaria que fizéssemos. E é fácil saber o que ela queria. E vamos fazer tudo por ela! Por isso estou vivendo (prometi a ela!), não estou me entregando à dor que sinto (e é estranho como essa dor é física, dói no peito, é um aperto que sinto quando penso que não a verei mais). Acordar é sempre a pior parte do dia...Dá muito vontade de desistir, de ficar deitada...Mas o silêncio é ensurdecedor!!!! Quando não falo com ninguém, quando meus pensamentos ficam vagando, penso nela, penso na tragédia que aconteceu conosco, e sinto aquela dor...Então me distraio com outras coisas...
Estou com medo de estar fugindo de sofrer, porque sei que sofrer é importante para superar isso. O que mais me faz sofrer é pensar em seus últimos momentos, seus últimos dias, foram momentos de muita angústia, muita mesmo. Foi tudo tão confuso, sinto que só vou conseguir organizar isso dentro de mim daqui um tempo...Não quero mais falar desses momentos tão cedo...
Só penso que agora ela está bem, sem sofrer. Penso que ela foi feliz, que nós sempre nos demos bem, que se a fiz chorar na vida foi de saudade, e que lutamos muito por sua vida! Não consigo pensar nas coisas ruins, afasto logo de mim...
Estou com medo de estar fugindo da dor...

Perder minha mãe agora foi a pior coisa que poderia ter acontecido, mas sei também que a maneira como tudo aconteceu torna isso um pouco menos difícil. Como eu disse antes, ficamos juntos e vivemos intensamente e com esperança nos últimos 2 meses. Conversamos muito, sobre a morte dela inclusive. Tudo ficou em paz, nada deixamos para trás. Muitas pessoas estão nos ajudando também! Agradeço muito às pessoas que não deixaram minha casa vazia nesses dias, que trouxeram coisas para a gente comer, que falaram coisas boas sobre minha mãe...Sei que não estamos sozinhos nessa dor....sei que muitas pessoas ainda não acreditam que minha mãe tão linda e alegre se foi assim de repente...Saber o quanto ela era querida e o como temos amigos em quem confiar nos conforta um pouco!

Mais uma vez quero dizer a todos: trate bem seus pais e as pessoas que você ama! Estamos sujeitos a tudo na vida. Não somos imunes a nada. Quando a vida está boa, quando todo mundo está bem, que dádiva!!! Mas quando tudo fica bem por muito tempo temos a péssima mania de acreditar que assim será para sempre (aliás, essa ilusão nos faz viver, mas muitas vezes ela nos faz esquecer de valorizar o que temos)...A vida tem momentos duros demais! Dar adeus dói muito. Eu ainda tive a oportunidade de saber, de ser avisada, que ficaria sem ela logo...Isso não acontece com todos. Nem sempre somos avisados. Não imagino quão difícil deve ser ter alguém tomado sem aviso, ou pior, ter alguém levado sem que possamos nos desculpar por alguma coisa...

Sei que é clichê demais, mas hoje mesmo ouvi por acaso essa música e nada mais sábio:
“É PRECISO AMAR AS PESSOAS COMO SE NÃO HOUVESSE AMANHÃ, PORQUE SE VOCÊ PARAR PRA PENSAR, NA VERDADE NÃO HÁ”


2 comentários:

  1. Lindinha querida...não vejo vc fugindo do sofrimento. Nem sei se vou conseguir explicar por que não vejo isso, mas vou tentar, perdão se não der pra entender :)! Então, como vc falou, a forma como td aconteceu fez com que o sofrimento viesse tbm bem antes da ida da sua mãezinha. Vcs tiveram que pensar no que poderia acontecer e sofreram mto por isso! Agora que aconteceu, como vc falou, é incrível ver que as coisas continuam, têm que continuar e é isso que vc está tentando fazer, pensar no que ela queria que acontecesse. Td o que vcs passaram há pouco tempo atrás com a descoberta da doença e do tratamento é mto difícil de se pensar agora mesmo, eu pelo menos acho isso...agora, os momentos bons, que foram mto mais fortes do que os ruins, que vêm mais a tona como uma força, um impulso para continuar, não é mesmo?

    Não sei se falei besteira...mas, a conclusão é que não acho que vc esteja fugindo...se estivesse, não estaria aqui escrevendo, não pensaria em mtas coisas! Sei que a comparação é mtooo complicada, mas qd perdi meu Vô, no começo, eu tbm pensava mais no que havia acontecido de bom na vida dela e o qt foi um "alívio" vê-lo parar de sofrer tanto como estava no hospital. De novo, peço desculpas se estou falando bobeira...fica tão difícil me expressar assim!

    Lindinha, sua mãe era linda demais, em tds os sentidos e ensinou vcs mto bem sobre td desse mundo. Criou filhos maravilhosos, corajosos e isso é o que importa!

    Amo mtooo vc!!! Sempre estarei ao seu lado, tentando expressar td a admiração que eu sinto por vc :), o que é impossível de se colocar em palavras!

    Bjos da Lu!

    ResponderExcluir
  2. aline,
    hj q vi através do orkut e entrei aqui e li tudo.
    nessas horas nem temos muito o que falar.
    mas só posso dizer da minha admiração pela forma que vc teve, pelo o que eu li aqui.
    eu parei pra pensar e não me imagino com essa força todo em uma situação assim.
    esse último texto me fez pensar muito em como temos mesmo que dar valor às pessoas que amamos. no fundo, sabemos. mas é sempre preciso algo forte para nos relembrar.
    continue escrevendo sempre. além de suas palavras serem lindas, elas são um ótimo remédio para limpar a alma de toda dor.
    bjo.
    hugo bessa.

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário! Ele será logo publicado.